terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os 10 mandamentos da reeducação alimentar

1- Amar e aceitar a si mesmo: este é o primeiro passo para se realizar uma mudança. Enquanto ficarmos brigando com nossos “defeitos”, não conseguimos enxergar as qualidades.

2- Não fazer promessas absurdas: é necessário usar de clareza quando nos colocamos frente a um desafio. Não adianta programar emagrecer mais do que consegue num tempo milagroso. Isso costuma desmotivar.

3- Não ficar com fome: a fome é um mecanismo que nosso corpo utiliza para nossa proteção. Portanto funciona quase que instintivamente. Para comer com equilíbrio precisamos comer racionalmente, pensando e selecionando o que comer.

4- Não beliscar entre as refeições: o hábito de beliscar não deixa “registros” nem físicos, nem mentais, o que “permite” que comamos mais do que devíamos.

5- Valorizar ao máximo tudo o que for comer: se você está acima do peso certamente é uma pessoa que gosta de comer bem. Portanto use bem este prazer, evite o comer por comer. Faça um trato consigo mesmo:“só comerei alimentos que realmente sejam muito bons ”.

6- Não cobiçar o prato do vizinho: o tempo das dietas do tipo alface e bife já era. Torne seu prato agradável ao olhar e ao paladar. Assim acaba aquela idéia de que só é bom o que não faz parte da sua dieta.

7- Comprar apenas os alimentos que consegue controlar: se é difícil se controlar quando há muito queijo em casa, quando há um bolo no armário ou quando sente-se o cheiro do chocolate, para que passar por esta prova ?! Se você já sabe que não consegue ficar apenas na primeira bala ou bolachinha... NÃO COMPRE!!!

8- Retomar sempre que cometer um pecado: este mandamento costuma ser o mais eficiente, mas também é o hábito mais difícil de ser aprendido. Para aprendermos a retomar após deslizes, precisamos exercitar várias vezes esta atitude.

9- Ser verdadeiro consigo mesmo: de nada adianta esconder de si mesmo aquele pedacinho de bolo ou aquele pãozinho que comeu antes do jantar. Também não adianta mentir para si mesmo que está fazendo a dieta “direitinho” quando na verdade passa o tempo todo “roubando” comida. Emagrecer é muito mais difícil porque ninguém pode fazer por nós.

10- Respeitar sua orientação nutricional: sua orientação nutricional é personalizada e formulada para atender suas necessidades nutricionais. Sempre que comemos com equilíbrio nosso corpo responde de forma mais equilibrada. Leia sua dieta e experimente cumpri-la da melhor forma possível.

Fonte: www.maribel.com.br

Um comentário: